. Um Ano
. sozinha
. ...
. uma evolução significativ...
. 2ª sessão de terapia da f...
No dia 9 de Outubro fui mais uma vez a Coimbra, desta vez só fiz terapia da fala. Segundo a Terapeuta ainda não preciso de reajuste. Acho que estou a ir no bom caminho.
Quanto ás vogais, só ocasionalmente é que troco o " e " pelo " i " e muito raramente o " o " pelo " u ".
Mais dificil são as consoantes.
O " arrá, amá,aná,afá... ainda troco muito.
Nesta sessão esteve a perguntar sobre frutos, produtos e utensilios de cozinha, sem saber o quê, acertei quase tudo.
Agora só vou a 21, mas trouxe muito material para estudar.
Agora, quanto ao meu dia a dia:
Já distingo o ladrar do cão, o sino da Igreja, os telefones do serviço e o de casa, os carros na rua a passar, o barulho do frigorifico, da arca, etc.
Ouço os pássaros a cantar, já ouvi antes mas mais baixinho, e o cantar parece igual ao que ouvia antes.
Hoje ouvi um barulho, que parecia um sino a tocar, e perguntei ao meu marido o que era, nem acreditei - o galo da vizinha a cantar. Eu ainda me lembro do canto, mas este era tão diferente.....
Já por duas vezes que me chamaram e eu estava de costas voltadas e ouvi o meu nome.
Já percebo bem algumas coisas na televisão, por ex: quando está a dar as noticias e o jornalista não está presente, ou seja, sem fazer leitura labial. Mas tenho de estar muito atenta.
No serviço, ás vezes não olho para a pessoa que está a falar comigo para ver se percebo, já consigo apanhar alguma coisa e quando não percebo pergunto.
Se as pessoas falarem devagar e frases curtas e se não houver barulho de fundo,e se estiver concentrada até percebo bem.
Já fiz a experiência, desliguei a protese auditiva, para ver se ouvia e percebia a mesma coisa, e percebo. O implante sobrepôe a protese auditiva. Ouve-se muito mais.
Agora como ouço melhor, falo mais baixo. Mas os idosos já me perguntam 2 vezes o que estou a dizer. É que eu falava alto e com eles tem de se falar alto,pois ouvem mal, mas a voz aguda a entrar aqui no meu ouvido incomoda-me. Paciência....., mas também já os ouço melhor.
Cada dia que passa ouço e percebo melhor. Desde o 1º ajuste que tenho vindo a melhorar bastante.
A terapeuta é que vai dizendo quando tenho necessidade de ajuste ou se por acaso eu sentir necessidade de ajustar o volume.
No dia que foi à terapia, fui á consulta cumprimentar o Médico ( Dr.L ) e outros médicos que também conhecia das consulta anteriores, ficaram todos muito contentes com a minha evolução. Gostei de estar com eles.
A evolução é lenta e gradual, mas cada conquista é uma medalha de ouro..............