.posts recentes

. Um Ano

. Aqui estou

. sozinha

. ...

. Falta de tempo

. Já lá vai algum tempo

. Um Violino no Telhado

. Alguns comentários

. uma evolução significativ...

. 2ª sessão de terapia da f...

.arquivos

. Setembro 2009

. Julho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Fevereiro 2009

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Abril 2008

Domingo, 23 de Novembro de 2008
Um Violino no Telhado

Olá a todos!

 

Já lá vai algum tempo desde o ultimo post, mas tenho andado com algum trabalho e também porque não tenho tido muitas novidades para dar.

 

Mas depois da ultima ida a Coimbra, acho que já tenho algumas coisitas para escrever.

 

Ora muito bem, no dia 20 foi a Coimbra, não tive sessão de terapia da fala porque estive a fazer testes com o técnico audiologista.

Primeiro esteve a ajustar o programa, ou seja, temos de estar muito atentos para poder dizer se o som é mais alto ou mais baixo conforme ele vai os vai colocando.

Depois passamos para outra sala aonde tive que repetir o que ouvia através de uma gravação - números,palavras e frases. Isto exige muita concentração.As frases eram ditas tão depressa que se não estivessemos mesmo atentas não conseguiamos nos lembrar de tudo.

 

Para uma primeira vez foi muito bom. Acertei cerca de 80 / 90%

 

Segundo o tecnico uma pessoa ouvinte, ouve a 0-20 decibeis, eu estou nos 30 decibeis, ou seja, equivalente a uma surdez ligeira. Ele acha que ainda se consegue melhorar um pouco mas talvez daqui a algum tempo. O meu cerebro precisa ainda de mais estimulo para depois poder adaptar-se  melhor a outro ajuste.

Pois, para cada ajuste é preciso um periodo  de adaptação. Com este, a minha voz parece que sai de dentro de um saco, parece que estou constipada e com obstrução nasal.

Espero que daqui a algum tempo isto melhor, e então quando falo mais alto é que se nota. Eu até já perguntei ao pessoal se a minha voz está igual ou diferente. Parece que está igual, mas a mim não, ouço-a diferente.

 

Agora vou só a 15 de Dezembro.

 

Mas o que interessa é que com este ajuste estou a ouvir melhor e até já percebo melhor ao telemóvel. Tenho é de procurar sitios com pouco ruido, porque senão é mais dificil.

 

Ontem fui ver o Músical - um violino no telhado- ao Porto, e realmente foi muito bom. Percebi quase tudo, foi mais dificil quando cantavam, aí percebi pouca letra, mas quando os actores falavam percebi aí uns 80% a 90%

Quando fui ver - música no coração- ainda não tinha sido implantada, aí sim, percebi pouco. Mas comprei o livro e pude ler a história para perceber melhor. Ontem não precisei de comprar o livro.

 

Na 6ª feira, no dia a seguir ao ajuste, fui ao Continente às compras. por vezes falavam ao altifalante a fazerem publicidade, alguma percebia mas outra não. Mas está melhor porque antes não percebia nada e muitas vezes nem me apercebia do sinal sonoro que emitem antes de falarem.

 

Também agora já gosto de ligar o rádio do carro quando vou a conduzir. nem sempre percebo o que dizem, principalmente quando a estrada é de paralelos e faz muito barulho, mas se paro ou se vou devagar e não tem muito ruido ouço muito bem o locotor a falar ou a música.

 

Agora ouço melhor o barulho do carro a andar.

 

Vamos ver quais mudanças que este ajuste me vai trazer. Ainda só foi há 3 dias.

 

O que é certo é que todos me dizem que agora ouço muito melhor. Fico muito contente.

 

Até acho que ando mais feliz, com um sorriso mais aberto. Bem, mesmo a ouvir mal eu nunca fui uma pessoa mal disposta. Por vezes e ainda sou, um pouco agressiva. Mas isso é do meu feitio. Ralho,ralho,ralho, mas depois fica tudo bem. Enquanto não desabafar não decanso. Aí sim, fico com cara de poucos amigos. Mas quem me conhece sabe muito bem que não guardo nada. O que tiver de ser dito é na hora.

 

E como dizia o actor " O amor é como um violino no telhado"

 

E como foi bonito ouvir o som do violino a entrar aqui para o meu telhado pelo meu "ouvido".

Foi um Amor.

 

Até breve

Fernanda

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

publicado por ouvircomunicar às 21:25
link do post | comentar | favorito
.mais sobre mim
.pesquisar
 
.Setembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
.Fazer olhinhos
blogs SAPO
.subscrever feeds